FELICIDADE NO TRABALHO
- sinergiadho
- 10 de set. de 2022
- 1 min de leitura
Pressão, desafios constantes, estresse, carga horária intensa, clientes difíceis, salário desanimador. Será que é possível lidar com isso tudo e ainda conseguir ser feliz na vida profissional?
É possível, sim, embora nem sempre seja fácil. Uma dica fundamental é administrar as expectativas. Nenhum trabalho é "perfeito": qualquer um deles envolve uma dose de esforço e estresse, em maior ou menor grau.
Dosando-se melhor as expectativas sobre o trabalho, fica mais fácil evitar a armadilha de responsabilizá-lo por sua infelicidade. Ainda que ele represente uma fonte de descontentamento, há uma coisa que é possível mudar: você, seus comportamentos e seus padrões mentais.
Procure focar-se nos aspectos positivos do trabalho, que podem estar ligados à remuneração, à flexibilidade de horários, às conquistas proporcionadas, ou aos desafios vencidos.
Estabeleça bons relacionamentos profissionais, reconheça a qualidade do que você faz, abra-se para desafios e para o aprendizado. Essas são formas de manter sua percepção aguçada sobre o legado positivo que o trabalho deixa em sua vida.
Procure reconhecer aquilo que proporciona satisfação - e, se não encontrar nada, considere a possibilidade de mudar de trabalho. Afinal, ele é uma parte da sua vida, mas não é sua vida toda, nem deve ser sua única fonte de felicidade e realização.
Não há carreiras nem empresas perfeitas. Quando sentir que algo não está bem, procure ser agente de mudanças positivas. Por exemplo, comunique aos responsáveis sobre a eventual necessidade de mudanças que melhorem o clima organizacional, o reconhecimento e a valorização dos envolvidos. Contribua com soluções, sem aumentar os problemas.
Comments